55 (11) 4595-6440 / (11) 4607-9980 famatur@famatur.com.br

VALE A PENA CONHECER

A Vila Ferroviária de Paranapiacaba situada no município de Santo André-SP, sendo assim é um bairro, possui um importante Patrimônio Natural, Histórico, Urbanístico, Tecnológico e Arquitetônico com estilo inglês no Brasil, reconhecido pelos órgãos de preservação nacional, estadual e municipal, surgiu devido a ocupação inglesa na Serra do Mar para construção da estrada de ferro SPR. A Vila de Paranapiacaba está dentro do conceito de “Museu a Céu Aberto” perfeita para o estudo de campo, onde o aluno pode vivenciar na prática os conceitos formados em sala de aula, possibilitando unir várias disciplinas em um só projeto educacional, podendo este ser adaptado de acordo com as necessidades dos educadores e instituições de ensino.

No Alto da Serra do Mar, hora tomada pela neblina fica a Vila de Paranapiacaba. Esse bairro do município Santo André, surgiu no século 19 devido a construção da estrada de ferro SPR, com a finalidade de facilitar o transporte do “Ouro Negro”, o Café, até o Porto de Santos, de onde o nobre produto seguia rumo ao a Europa.

Nos caminhos íngremes da região, os indígenas que por ali passavam em direção ao planalto, chamavam o local de “Paranã Apiaca Aba” cuja a tradução para o português seria “Lugar de Onde se vê o Mar”. Mais tarde, nesses mesmos caminhos, seria construí do o maior Sistema Funicular do mundo, que através de máquinas fixas movidas a vapor e cabos de aço, tracionavam as composições durante a subida e descida de cargas e pessoas através da densa floresta que recobre a Serra do Mar.

Além da história, a Vila de Paranapiacaba está incrustada dentro da Mata Atlântica, bioma que encanta a todos com suas ricas belezas naturais. A região faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, que contribui para a formação de um extenso corredor ecológico, voltado à conservação e Sustentabilidade Ambiental. A região tem diversos caminhos dentro da Floresta Atlântica, que possui a maior biodiversidade do planeta, os quais levarão ao encontro de belíssimas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas.

A Vila de Paranapiacaba possui um rico acervohistórico, natural, arquitetônico, urbanístico e tecnológico, dando a ela umconceito de “Museu a Céu Aberto”, que proporciona ao visitante umaverdadeira viagem no tempo.

#FAMATURTURISMORODOVIARIO#DESDE1991

WhatsApp chat Fale Conosco